sábado, 8 de dezembro de 2012

O Rio Bengala e a Pedra do Imperador

sábado, 8 de dezembro de 2012
 O Rio Bengala que nasce do encontro dos rios  Santo Antônio e Cônego,  é um dos cartões postais da cidade de Nova Friburgo.
ponte branca arcos
Neste flagrante, feito em outubro de 2012, um  “caminhante das águas” resolveu  ir andando no leito do rio Bengala  até a “Ponte Branca” ou “Ponte dos Arcos”, que foi construída pelo Governo Revolucionário.   Esta foto nos mostra claramente  que o rio Bengala, que corta o centro de Nova Friburgo,  voltou a ter  suas águas puras e cristalinas.  Parabéns a cidade  Nova Friburgo!  Que sirva de exemplos a outros municípios.
rio bengala_bouganvilias_acervo_castro  Na  década de 60 do século XX, assim era  a vista panorâmica do Rio Bengala entre as Avenidas  Dr. Galdino do Valle Filho e Comte Bittencourt, em último plano no centro, vemos a "Pedra do Imperador" ou "Pedra do Cônego", e à esquerda, um robusto  exemplar de buganvílias, uma das árvores mais raras na cidade, plantada pelos colonos suíços, recém chegados à Nova Friburgo em maio de 1818/1819.  Um  verdadeiro exemplar silencioso da historia  de Nova Friburgo.
ponte de madeira_acervo_digital_castro
Década de 20 do século XX.   Avenida Friburgo, depois  Avenida Ruy Babosa, hoje Avenida  Dr. Galdino do Valle  Filho.  O primeiro prédio à direita era denominado  “Castelinho”, depois foi  adquirido pelo “Clube dos 50”. O Rio  Bengalas e a ponte de travessia, depois demolida para dar lugar a  “Ponte Branca”. Ao fundo,  à esquerda, a pedra do “Imperador”  e, à direita, o “Garrafão”. Acervo Digital Castro
 
image Década de 40  do século XX. O Rio Bengalas  entre as atuais  Avenidas  Dr. Galdino do Valle Filho e Comte Bittencourt.  Ao fundo a pedra do “Cônego” ou “Pedra do Imperador”.  No centro,  a ponte  Branca ou ponte em Arcos, e  à direita ,observamos  o muro do Clube de Xadrez. 
Rio Bengalas Vista parcial 1960
Vista parcial da cidade de Nova Friburgo, observe que na atual  Avenida Galdino da Valle Filho, somente existiam casas de no máximo três pavimentos. Foto feita na década de  1960.  Ao fundo a “Pedra do Imperador” e o maciço rochoso do “Caledônia” com altitude superior a 2.200 metros.
Ponte Branca Rio Bengalas Colorida
Na década de 30 do  século XX, assim era a ponte sobre o rio Bengala entre as atuais Avenidas Comte Bittencourt e Galdino do Valle Filho.  A ponte de madeira em questão, foi substituída pela atual, construída em  concreto armado, conhecida como  “Ponte dos Arcos”. em último plano, observamos o  morro Tingly.
 
Clique abaixo e veja mais fotos de Nova Friburgo: http://www.panoramio.com/user/1022882?show=best

Para contato:  osmarcastro@hotmail.com

0 comentários:

Postar um comentário

- Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
- Não se preocupem em enviar trackbacks, os backlinks são automáticos.
- Sua participação é fundamental para o aprimoramento do nosso trabalho em prol da cidade de Nova Friburgo.

Obrigado e volte sempre que desejar ver mais informação sobre a "Princesinha da Serra" nossa Nova Friburgo!

Blog Widget by LinkWithin
 
◄ADM: Léo Silveira - Design by Pocket
BlogBlogs.Com.Br