quinta-feira, 20 de maio de 2010

Memorial da “Colonização Suíça” em Conquista

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Historia da imigração suíça 1818      Em Conquista,  Nova Friburgo você encontra o “Memorial da Colonização Suíça”, que fica  aberto a visitação de terça-a-domingo, no horário comercial.  Para saber mais sobre Nova Friburgo, seus fundadores, sua cultura, e principalmente sobre seus primeiros habitantes: os “Colonos Suíços”, vale uma visita ao “Memorial  da Colonização Suíça”,  que fica anexo à   “Queijaria Escola”, fundada em 1987, no bairro de Conquista  no  km 116.     

memorial_casa_suíça  Memorial  da Colonização Suíça em Conquista, Nova Friburgo.  Foto: Osmar  de  Castro

Abaixo, um pouco mais sobre a “Colonização Suíça”  ocorrida em Nova Friburgo, primeira cidade do Brasil criada por  um Decreto Real, assinado por Dom João VI, em  Maio de 1818.

BREVE  HISTÓRIA  DA  COLONIZAÇÃO  SUÍÇA  EM  NOVA  FRIBURGO

        Em 1816, os suíços começaram a imigrar devido às péssimas condições de vida existentes em seu país. Mais de 10.000 pessoas deixaram a Suíça entre 1816/1817. E desde o século XV até o século XIX, mais de 2 milhões se encontravam no estrangeiro como mercenários.

memorial_casa_suica_net Interior do Memorial da Colonização Suíça em Conquista.             Foto: Osmar de Castro

A revolução industrial de 1815/1816 foi um dos fatores que provocaram o desemprego em massa, em virtude da importação de máquinas agrícolas e têxteis inglesas. O comércio que era essencialmente feito com a França, sofreu muito por causa das elevadas taxas alfandegárias impostas por aquele país.

As condições atmosféricas também muito desfavoráveis com chuvas prolongadas, retardaram as colheitas, o que trouxe a fome.

Em 1817, Sebastian Gachet - um próspero comerciante suíço - preparava-se para vir ao Brasil, considerando que a libertação dos escravos, que já se pronunciava, acarretaria falta de mão-de-obra; isso tornaria aceitável, por parte do governo brasileiro, a idéia de trazer imigrantes suíços.

memorial_suiça_colonos   Sobrenomes dos primeiros  “Colonos Suíços”  aqui chegados em 1818. 

A Suíça era um estado independente, mas ligada aos outros por inúmeros tratados. Leurs Excellences eram cerca de 60 famílias que dominavam o poder. As constantes agitações desde 1636 quando começou a guerra dos camponeses de 1773 a 1780, além de problemas religiosos em 1797, desencadearam um motim que felizmente foi abortado.

A revolução francesa também agitou os cantões. Em 1797, o diretório francês decidiu invadir os cantões de Vaud e Jura, acontecendo o mesmo com Fribourg em 1798.

Em 1799 a pilhagem, ocupação estrangeira e o povo crivado de impostos, acarretaram a miséria.

Nos anos de 1813 a 1814, a Suíça serviu de passagem às tropas francesas que acabaram de devassar o que havia restado das magras colheitas.

Por feliz decreto, El Rei D. João VI abriu as portas do Brasil à imigração estrangeira, autorizando a vinda de 100 famílias Suíças do cantão de Fribourg. Foi a esperança para 2.013 pessoas que, em sete veleiros, cruzaram o Atlântico, trazendo junto à bagagem o espírito dos valentes! Dessas, apenas 1689 chegaram, sendo instaladas na fazendo do Morro Queimado.

memorial colonos_castronet  Quarto de Colonos Suíços no Memorial do Colonizador.                  Foto: Osmar de Castro

Em 03 de janeiro de 1820. Por Decreto Real, foi fundada a Vila de Nova Friburgo. Em 1824 recebeu, por ordem do imperador D. Pedro I, imigrantes alemães. Era a terra continuando sua predestinação de hospedeira acolhendo com carinho os que chegavam.

192 anos, os portugueses e negros receberam os imigrantes suíços, seguidos dos alemães, italianos, libaneses, espanhóis, japoneses, e tantos outros que, com amor, trabalho e fé, geraram um povo, trabalharam o campo e construíram no meio da natureza invejável, uma cidade como poucas: Nova Friburgo !

Texto:  Raphael Luiz de Siqueira Jaccoud.                                                                              

Fotos:  Osmar de Castro

1 comentários:

Renan disse...

Muito bom descobrir um blog relacionado a cultura e história de Nova Friburgo.
Sou descendente de uma dessas famílias que Fundaram esta cidade linda, embora ache que governantes nao invistam como deverião na preservação da identidade da cidade e na divulgação da mesma.
Deveriam haver mais festas típicas, por exemplo, mais aulas de danças tradicionais para que o povo nao perca o que lhe é de origem, alem de ajudar na conquistas de novos turistas as nossas terras.
Apesar de tudo isto por parte dos governantes, este blog da uma grande contribuição para mostrar a todos o orgulho de ser Friburguense.

As vezes enaltecemos outros lugares, mas esquecemos de ver o quanto linda é a cidade de onde tivemos origem.

Devemos ter orgulho da terra de onde tivemos origem, e de dizer a todos:
Sou Friburguense!

Renan Cozandey

Postar um comentário

- Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
- Não se preocupem em enviar trackbacks, os backlinks são automáticos.
- Sua participação é fundamental para o aprimoramento do nosso trabalho em prol da cidade de Nova Friburgo.

Obrigado e volte sempre que desejar ver mais informação sobre a "Princesinha da Serra" nossa Nova Friburgo!

Blog Widget by LinkWithin
 
◄ADM: Léo Silveira - Design by Pocket
BlogBlogs.Com.Br