domingo, 16 de janeiro de 2011

Tragédias das chuvas em Nova Friburgo

domingo, 16 de janeiro de 2011

deslizamento_villa_ameliaVárias quedas de barreiras provocaram dano impedindo a passagem de carros e pedestres na Villa  Amélia em Nova Friburgo.  Os perigos continuam. deixando os morados em estado de alerta máximo. A cada minuto novas mortes são anunciadas, até o momento são mais de 615 vítimas fatais. Uma perda inestimável.

Por sua topografia acidentada e por estar situada na parte baixa de um vale, Nova Friburgo sempre sofreu com enchentes desde sua fundação ocorrida em maio de 1818.   No Acervo Digital Castro, é possível encontrar fotos dos séculos  18 e 19  registrando o centro da cidade totalmente inundado causando danos aos seus primeiros habitantes, os colonos suíços.

ienf_mortos Em frente ao prédio do IENF ( Instituto de Educação e Nova Friburgo que neste momento trágico da vida do friburguense serve como “Necrotério Municipal”), parentes, amigos e curiosos aguardam a liberação dos corpos das vítimas das enchentes e desabamentos ocorridos em nossa cidade nos últimos três dias.  O ar pesa.  O cheiro de morte paira no ar. É necessário usar máscaras e luvas cirúrgicas para evitar o risco de contaminação.  Nossa cidade fica de luto oficial  por todos aqueles que perderam familiares e amigos. A ajuda vem de toda parte, inclusive do exterior.  

colorado madeirasNeste trecho em Duas pedras, na Estrada Friburgo-Teresópolis  no km1, na altura do “Colorado Madeiras”,o trânsito ficou paralisado devido a grande quantidade de rochas, trocos e entulhos  impedindo a passagem de carros e pedestres.

duas pedrasNo bairro Duas Pedras,  a lama e entulhos chegou a mais de 2 metros impedindo a saída dos moradores  e dificultando o acesso as vitimas fatais que aguardam socorro.

enchente alagamento Muitas casas simplesmente desapareceram com a queda de encostas e toneladas de  e entulhos no bairro Duas Pedras, próximo ao ponto final. Aqui foram encontradas  6 vítimas fatais até o presente momento. Estamos de luto.

deslocamento terra 2  Esta residência de luxo que ficou  pendurada à beira do precipício ameaça outras construções em Duas Pedras.     O Corpo de Bombeiros de Nova Friburgo já isolou todo o entorno e retirou  os moradores  de seu interior.  Uma perda incalculável pode ocorrer a qualquer momento.  Foto: Osmar de Castro

destroços No bairro Village, no centro da cidade várias casas desabaram, o carro que estava estacionado na rua  foi totalmente  amassado depois de receber toneladas  de escombros. Várias vítimas fatais  aqui  foram encontradas  causando grande pesar aos familiares e vizinhos.   Uma perda inestimável para Nova Friburgo.     

rocha_igraja duas pedrasEm Duas Pedras, na Rua São Pedro, toneladas de terra, árvores e postes desabaram impedindo o acesso a tradicional Igreja de São Pedro e São  Paulo do Sagrado Coração de Maria que tanto encanta os turistas e devotos.

Os helicópteros tornaram-se parte vital dos resgates. Do centro de Nova Friburgo ao Campo do Coelho, são apenas dois minutos de voo. Por terra, o tempo de viagem é incalculável, devido aos inúmeros obstáculos, trilhas e imprevistos do caminho. Os helicópteros pousam em um campo de futebol para deixar comida, medicamentos, resgatar sobreviventes e, quando necessário, corpos. Em algumas áreas, o material é apenas lançado, devido à dificuldade de pouso

enchente hospital   O prédio do Hospital São Lucas foi invadido por pedras, lama e grande quantidade  de encosta. As áreas afetadas foram as da farmácia ( onde ocorreu um óbito), a lavanderia e o pronto socorro da pediatria.

No pronto socorro da pediatria entrou muita lama e água impossibilitando o atendimento aos pacientes de urgências. Foram  momentos de pânico, desespero e impotência diante de tudo que estava acontecendo.

Nova Friburgo Brasil    -   Fotos: Osmar de Castro

2 comentários:

krolzenha disse...

O site por acaso tem noticia sobre a equipe médica do Hospital São Lucas da área de cardiologia. Durante a terça feira dia 12 de janeiro meu bisavô fez uma intervenção cirurgica para a colocação de marcapasso, e devido ao ocorrido, algumas pessoas da minha família conseguiram chegar até o hospital para retirar meu avo de lá!!! Enfim.... meu avô precisa fazer uma revisão do marcapasso e em meio a toda aquela confusão nós não tivemos a oportunidade de pegar o telefone e nenhuma informação sobre o marcapasso que foi implantado, e devido a todo o caos que estamos vivendo nesse momento, e as notícias de que os hospitais estão interditados, não há como retornar a friburgo para procurar esses médicos. Se por acaso alguém tiver noticias por favor entrem em contato com o email carolzenha_aguiar@hotmail.com

muito obrigada, e que Deus esteja com todos nós nesse momento tão dificil!

obs:

o nome da equipe médica -->

Dr Paulo César de Souza Santos
Dr Alexandre de Oliveira Deslandes
Dr Alexandre Araujo Cruz
Dr Gustavo José Ventura Cruz

Alessandro Corguinha disse...

Em Duas Pedras, na Rua São Paulo???

O nome da rua é São Pedro.

Postar um comentário

- Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
- Não se preocupem em enviar trackbacks, os backlinks são automáticos.
- Sua participação é fundamental para o aprimoramento do nosso trabalho em prol da cidade de Nova Friburgo.

Obrigado e volte sempre que desejar ver mais informação sobre a "Princesinha da Serra" nossa Nova Friburgo!

Blog Widget by LinkWithin
 
◄ADM: Léo Silveira - Design by Pocket
BlogBlogs.Com.Br