sábado, 15 de janeiro de 2011

Enchente em Nova Friburgo. Cidade em alerta

sábado, 15 de janeiro de 2011

destruição_anchietaUm grande deslocamento de terra, lama e destroços  que começou no “Morro do Teleférico” ou “Morro da Cruz”, passou pelos jardins do Colégio Anchieta,  carregando carros, geladeiras, troncos, caixas e árvores em direção ao Rio Bengala na Avenida Rui Barbosa, causando pânico e grandes danos aos moradores da Rua General Osório e  da Travessa Braga.

enchente_Praça_getulio_vargasNova Friburgo ainda não acordou do pesadelo, uma forte chuva caiu hoje a tarde causando mais estragos e alagamentos, acima,  as Praças Presidente Getúlio Vargas e Dermeval Barbosa Moreira totalmente  cobertas por água  e lama, estamos em estado de alerta máximo. Já somam mais de 600 óbitos em nossa cidade, muitas pessoas estão desaparecidas ou soterradas, uma cena de guerra e muita dor.

 alberto_braune_duque caxias Esquina da Avenida Alberto Braune, com a Rua Duque de Caxias no centro de Nova Friburgo que em poucos minutos começou a ser inundada, espalhando pânico entre as pessoas que buscavam abrigar-se em  prédios mais altos.

banco_itau enchenteO carro da Polícia ficou ilhado na Praça Getúlio Vargas  próximo ao prédio do Banco Itaú e do Ponto Frio no centro da cidade.  Sem saber o que fazer, as pessoas correm para todos os lados buscando proteger-se.

hospital de campanhaHospital de Campanha  montado na Praça Dermeval Babosa Moreira para atender aos inúmeros casos de resgate de emergência  em Nova Friburgo que também corre o risco de ser inundado.

rua galeano das neves enchenteCarros ficam atolados na lama na Rua Dr. Galeano das Neves, o rio Bengala transborda novamente provocando pânico nos moradores.

colegio_anchieta  Toneladas de  lama, troncos  e entulhos atravessaram o prédio do Jardim de Infância do Colégio Anchieta, causando um dano incalculável. O mobiliário foi levados pelas águas, espalhando-se por toda a Rua General Osório.

enchente_lojas Acima um verdadeiro rio de destroços se formou próximo a Praça Presidente Getúlio Vargas, esquina com com a Rua Francisco Mielli. Populares correm para não serem levados pela lama e correntezas. Pessoas ficam ilhadas dentro de casa, falta água potável, comida, remédios, vacinas, combustível e mão de obra especializada em acidentes naturais.

pianode pano paissanduLixo e entulho tomam conta da Praça Paissandu, um dos cartões postais de Nova Friburgo. Quem passa pelo local~fica assustado com tamanha devastação.

ruacefel2Na Rua José Tessarollo Santos,  próxima ao Colégio Cêfel, a lama, lixo e entulhos se acumulam causando mal cheiro e impedindo a passagem de pedestres. Aqui  a água chegou a 2 metros e 20 cm, invadindo casas,condomínios, fábricas, academias e colégios.

pro_memoria_inundadoPraça Presidente Getúlio Vargas, onde vemos o prédio do Willisaw Center em verde, e o  sobrado à direita que abriga o pró-memoria de Nova Friburgo. Corremos o risco de mais uma vez perder parte de muitos documentos, fotos, jornais, Atas da Câmara Municipal e objetos  que contam a história  de Nova Friburgo, “A mais gentil, meiga e formosa flor das montanhas do Brasil”,  o que será um dano irreparável à memoria do povo friburguense. É lamentável.

pedrestes encheneteCorrer para não ficar ilhado. Em poucos momentos a tragédia se anuncia árvores caem impedindo a passagem  de carros e pedestres.

braunes Nesta foto podemos observar vários  deslizamentos ocorridos nas Braunes, invadindo casas, ruas, prédios e ceifando vidas.  Neste momento, por causa das chuvas constantes que continuam, ainda há riscos de novas quedas de barreiras.

general_osorio        Uma das casas mais antigas da Rua General Osório em frente ao Colégio Anchieta.  Devido  a grande quantidade de  lama e destroços, os moradores  foram impedido de se locomover. 

centro medico enchente  Hoje por volta das 14 horas começou  a chover fortemente causando inundações por toda a Nova Friburgo.  Em destaque  o prédio do Centro Médico que fica próximo à Praça do Suspiro. Populares se abrigaram na garagem do  segundo andar para se proteger da enchente.

Fotos:  Osmar de Castro  -  Nova Friburgo Brasil.

5 comentários:

CLAUDIA LIMA disse...

Moro na Vila Amélia. Aqui ficou tudo de perna para o ar. Gostaria de obter informações sobre a rua Ernesto Brasílio, pois não achei fotos dela neste post. Um abraço.

lili disse...

Gostaria de saber como ficou a Faculdade de Odonntologia.Também não vi fotos do local. Lamento profundamente tudo.Rezo por todos e para que tudo melhore.

Mara Rocha - Rio de Janeiro - RJ

lenalima disse...

Olá amiga!!!
é muito triste tudo isso.
mas graças a Deus tu está viva e com certeza terá forças para recomeçar...
a gente só ve pela tv, e para nós é como se fosse um filme... é doloroso olhar a realidade!
espero que esteja realmente bem e tenha mta fé!
abraços!!!

cristina disse...

Olá!
Tem alguma foto de Duas Pedras, da rua q sobe ao lado da igreja?
Sabe como está o acesso ao CEDERJ/UERJ?

Ronnie Peterson S. de Andrade disse...

Boa Noite, Osmar a respeito do Pró-Memória, acervo localizado no Prédio da Usina Cultural na Praça Getúlio Vargas nº 55 Centro de Nova Friburgo, tenho a informar que todo o acervo esta salvo, eu pessoalmente e Nelson Augusto Böhrer, presidente da Fundação D. João VI, fomos lá verificar na Quinta Feira(13/01)lá nos dirigimos para verificar a situação e o que verificamos que praticamente não entrou agua no prédio, mesmo assim colocamos o acervo todo em altura segura, para que se de qualquer forma houve uma outra enchente estaríamos precavidos, diariamente o Sr. Nelson ou mesmo Eu (Ronnie) vamos lá verificar, mas felizmente está tudo OK!!!

Postar um comentário

- Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
- Não se preocupem em enviar trackbacks, os backlinks são automáticos.
- Sua participação é fundamental para o aprimoramento do nosso trabalho em prol da cidade de Nova Friburgo.

Obrigado e volte sempre que desejar ver mais informação sobre a "Princesinha da Serra" nossa Nova Friburgo!

Blog Widget by LinkWithin
 
◄ADM: Léo Silveira - Design by Pocket
BlogBlogs.Com.Br