segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Pedra do Cão Sentado - monumento natural

segunda-feira, 22 de outubro de 2012 0
Rocha em forma de um cão em prontidão com 1.111 metros de altitude no Parque Furnas do Catete em Nova Friburgo. Fica  próximo a RJ 116.
cão_sentado_frobtal_foto_castro
Maio de 2008 . Pedra do Cão Sentado, situada à margem da Rodovia 116 -Nova Friburgo - Bom Jardim, encontra-se em extensa área, com altitude máxima em torno de 1.111 metros. É um conjunto de grutas e blocos de rochas superpostas que criam formas deslumbrantes. O ponto mais elevado é a Pedra do Cão Sentado, formação que se assemelha a um cão de guarda, com 100m de altura. Esse ponto turístico surgiu em uma cratera, devido a um acidente geográfico que ocorreu a três mil anos A.C., quando a terra sofreu um abalo sísmico. Com a onda de calor e o frio intenso, formou-se a Pedra do Cão Sentado, símbolo natural da cidade de Nova Friburgo.
cão_sombra_foto_castro
A pedra do Cão Sentado é um monumento natural com  111 metros de altura e fica  localizada no  Parque Estadual  Furnas  do  Catete em Nova Friburgo. O Parque foi criado pelo então Governador Roberto Silveira.
face_cão_sentado_foto_castro Pedra do Cão Sentado com 1.111 metros acima do nível do mar, vista do alto do Parque Estadual Furnas do Catete, assemelha-se à figura de um cão em prontidão.

Furnas de Friburgo

Placa alusiva à criação do Parque Furnas de Friburgo,atual  Parque Estadual Furnas do Catete. Inaugurado no dia 18 de maio de 1962 pelo Governador Celso Peçanha.

pia_sagrada_foto_castro Pia Sagrada no Parque Estadual Furnas do Catete, criado em 1962. Uma das atrações da subida é a Pia Sagrada, um pequeno lago que existe entre as rochas e que não seca nunca. "Pode ter sol ou chuva que sempre tem água", afirma o diretor do parque.

escalada_cão_sentado_foto_castro Escalando a “garganta” do Cão Sentado.  Este é o local ideal para quem curte caminhar, escalar ou simplesmente  estar em contato direto com a natureza.

rocha_cao_sentado_foto_castro Como chegar  ao Parque Ecológico do Cão Sentado:  Saindo de Nova Friburgo, basta seguir a rodovia RJ-116 no sentido Bom Jardim-RJ.  Após passar pelo bairro Conselheiro Paulino e a Cachoeira do Véu da Noiva, você verá o estacionamento do Parque do Cão Sentado, do lado direito, antes do pedágio.

Clique abaixo e veja mais fotos de Nova Friburgo: http://www.panoramio.com/user/1022882?show=best

Para contato:  osmarcastro@hotmail.com

sábado, 20 de outubro de 2012

Em 1920 assim era Nova Friburgo…

sábado, 20 de outubro de 2012 0

praça_1818_acervo_castroA atual Praça Dermeval Barbosa Moreira com o obelisco em sua forma original encimado por uma estátua em tamanho natural,  elaborada pelo artista  plástico Camilo Pitanga. Este monumento foi construído para render homenagem a um dos mais importantes homens de Nova Friburgo o Conde de Nova Friburgo. Observe em último planos as montanhas que são o símbolo da cidade, e à direita, o Coreto “Bolo de Noiva”, que foi demolido.

inustria em nova friburgoExiste no Município seis estabelecimentos fabris  que empregam 472 pessoas. Com produção anual de 1.697:106$250

a bota preta As mais renomadas casas comerciais de Nova Friburgo  ficavam na Rua General Argolo, hoje Avenida Alberto Braune.

interior_bota_preta_foto_castro Acima,  interior   do mais antigo estabelecimento comercial da cidade que  sobreviveu até  o mês de julho de 2011, a famosa  “A Bota Preta”.

arm,azem sao loureiroNo Armazém São Lourenço, podemos encontrar  secos, molhados, fumos e mais miudezas do mesmo ramo de negocio.  Com vendas a dinheiro  e preços excepcionais. Desde 1920 a propaganda é a alma do bom negócio.

Caetano da silvaO café torrado e em grãos era comprado por negociantes vindos até de outros estados. Toda a produção era transportada  pelo trem até Niterói e depois seguia de barco até o Rio de Janeiro. O “Ouro Negro” trouxe o desenvolvimento  e muitas riquezas para Nova Friburgo e região

odontogenioOdontogenio  -  um elixir mágico indicado para alivio imediato das  cólicas, diarréias, febre, que além de fazer aparecer os dentes sem sofrimento, fortifica e engorda.  Uma verdadeira maravilha ao alcance de todos.

lombricolO famoso LOMBRICOL, que durante décadas foi indicado para acabar com  as Lombrigas, Solitárias, Vermes e demais parasitas intestinais, super econômico, um vidro  era o suficiente para três “creanças”. Os bons tempos podiam voltar…..

serraria friburgo   Serraria Friburgo, a mais moderna da região com  motores movidos a vapor e a eletricidade. Trabalhavam com construção de prédios, carroças, brinquedos para parques e jardins, rodas de qualquer espécie, forros, esquadrias, soalhos, pés de cama, de mesa, além de excelentes serviços de   Carpintaria, Marcenaria, Cutelaria e Serraria.

açougue brasilAçougue Brazil.  Com grande estoque de carne verde, porco, cabrito e carneiro. Os preços módicos, o asseio e a prontidão são sua melhor referência. 

populaçao1Com uma população de 26.032 habitantes4.034 prédios, nossa cidade tinha ares de uma vila pacata,  cercada com muito verde e muito fria,  com altitude superior a 2.300m,  uma verdadeira “Fribourg”  brasileira, localizada dentro das montanhas do maciço rochoso da Caledônia.

pharmacia centralA Pharmacia  Central  que ficava na Praça  15 de novembro, atual Praça Presidente Getúlio Vargas, oferecia produtos nacionais e importados, sendo a única farmácia a representar os famosos produtos  do Instituto Oswaldo Cruz .   Atualmente o prédio é ocupado pelo SBT.

spinnelliSpinelli e Filhos, o maior grupo empresarial de Nova Friburgo prestava serviços de: aluguel de carros para casamentos, passeios de animais com estrebaria própria, serviços de transporte para pianos com modernos caminhões, únicos na cidade; além de serem os donos da mais moderna  Padaria e Confeitaria  que ficava Praça XV de Novembro número  66,   hoje  Praça Getúlio Vargas.

Clique abaixo e veja mais fotos de Nova Friburgo:  http://www.panoramio.com/user/1022882?show=best Para contato:  osmarcastro@hotmail.com

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Morro da Village e o Colégio Anchieta

quinta-feira, 18 de outubro de 2012 0

 Vista de Nova Friburgo, de onde observamos o bairro Village, o prédio do Colégio Anchieta, as Duas Catarinas e o imponente Pico do Caledônia. Imagens captadas antes do dia 11 de janeiro de 2011.

village_montanhas_foto_castro Foto feita no dia 19 de novembro de 2009 – Vista panorâmica do morro da “Village”, de  onde observamos  o prédio do “Colégio Anchieta da Companhia de Jesus”, fundado em 1886 por Padres Jesuítas, o morro do “Teleférico” ou “Morro da Cruz” , as Avenidas “Euterpe Friburguense” e Hans Gaiser, a Rua “General Osório”, as “Duas Pedras”, o prédios  do “Colégio Nossa Senhora das Mercês”   e  da   “Casa dos Pobres São Vicente de Paula”.

Village_colegio_anchieta_foto_castro Em destaque  o prédio do tradicional Colégio Anchieta de Nova Friburgo no bairro Vila Nova.  Foto captada do Morro da Village.

village_duas_pedras_foto_castro As “Duas Pedras”, também conhecidas como “Duas Mamas” pelos primeiros colonos  suíços  aqui chegados em maio 1818.

Clique abaixo e veja mais fotos de Nova Friburgo:http://www.panoramio.com/user/1022882?show=best

Para contato:  osmarcastro@hotmail.com

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

As muitas belezas friburguenses tomam conta do distrito de Lumiar

quarta-feira, 17 de outubro de 2012 0

Henrique Amorim   - “Jornal A Voz da Serra”  

exposição_castro_lumiar   Os turistas que visitaram o distrito de Lumiar no feriadão de Nossa Senhora Aparecida e não deram uma esticadinha para a área urbana de Nova Friburgo tiveram a oportunidade de conhecer as inúmeras belezas naturais do município na exposição fotográfica itinerante de Osmar de Castro, com curadoria do Grupo de Arte, Movimento e Ação (Gama), “Nova Friburgo hoje e ontem”. Ao redor da Praça Carlos Maria Marchon e do tradicional lago do distrito foram espalhados diversos painéis em madeira de até dois metros cada, com fotografias de Castro que relatam toda a grandiosidade e a generosidade que a natureza dispôs a Nova Friburgo. A mostra poderá ser conferida em Lumiar até o fim deste mês. exposição_castro_lumiar_praçaA mostra  “Nova Friburgo hoje e ontem” já percorreu diversos espaços fechados e públicos do município encantando não só turistas, mas também muitos moradores locais que  não conhecem todas as belezas do município onde vivem. “É impressionante como muita gente se extasia ao ver algumas fotos como as de belezas naturais e até mesmo a do teatro do Colégio Anchieta e me perguntavam se eram do exterior. E eu sempre tive orgulho em responder. Não. Tudo isso aqui é Nova Friburgo”, disse Castro.

lumiar praça expsoição castro  Detentor de um acervo com milhares de imagens da Nova Friburgo antiga e atual, Osmar de Castro se emociona com o encantamento do público ante as imagens de cenários de rara beleza e genuinamente friburguenses como os Três Picos, as pedras Catarinas, o nosso símbolo postal, o Cão Sentado, a catedral dos eucaliptos da Praça Getúlio Vargas, sem contar as fotografias que retratam costumes de épocas áureas como a da maria-fumaça descortinando o Centro de Nova Friburgo e a agitação social nas ruas ao redor dos trilhos da charmosa linha férrea da Leopoldina.

exposição_castro_lumiar_coretoO fundador do Gama e entusiasta da mostra de fotografias itinerante, Júlio Cezar Seabra Cavalcanti, o Jaburu, destaca ainda que antes de os friburguenses buscarem roteiros de viagens nacionais ou internacionais, devem conhecer as belezas locais. “E são muitas, de tirar o fôlego realmente”, diz ele em cada “parada” da mostra itinerante que já esteve no Centro de Arte, Colégio Nossa Senhora das Graças, espaços públicos do Centro, do bairro Olaria e distrito de Conselheiro Paulino.        expo_castro_gama_lumiar (4)  Os painéis em madeira com reproduções das fotos de Castro chamam atenção nos espaços públicos do distrito

Clique abaixo e veja mais fotos de Nova Friburgo:  http://www.panoramio.com/user/1022882?show=best

Para contato:  osmarcastro@hotmail.com

sábado, 13 de outubro de 2012

Antiga Estação de trem na Rua General Argolo

sábado, 13 de outubro de 2012 0
A primeira estação de trem de Nova Friburgo foi  inaugurada em 1873.
 
antiga_estação_acervo_castro
Década 1920 do século XX.  Em destaque o prédio da antiga estação de trem da  E.F.L.R.C. - Estrada de Ferro Leopoldina Railway Company, inaugurada em 1873 com a presença de Sua Majestade o Imperador Dom Pedro II, na Rua General Argolo, atual Avenida Alberto Braune.   Observar o rodo, que era utilizado para manobrar a máquina do trem.
locomotivas e  vagoes na general argolo_acervo_castro
Década de 50 do século XX. Locomotiva 116 da Estrada de Ferro Leopoldina atravessando a Avenida Alberto Braune. Note-se à frente da caldeira o limpa trilho, e um carro reserva  com madeira, principal combustível do trem na época.
Trem_serra_Cremalheira_acervo_castro
Acima flagrante do trem subindo a serra de Cachoeiras de Macacu em direção a Nova Friburgo. Note-se que entre os trilhos, existe um terceiro trilho chamado de Cremalheira, no qual o trilho fixado ao solo é dentado e a locomotiva imprime a força rotacional na engrenagem que a ele adere adquirindo assim movimento para vencer terrenos íngremes como é o caso da subida da serra de Cachoeira de Macacu. Após estre trecho de ar puro e mata atlântica, a primeira parada era no alto da serra, para a troca de máquinas, depois em Theodoro de Oliveira, onde até os dias atuais, tem o prédio da estação de passageiros e cargas, e finalmente seguindo para a Estação da Estrada de Ferro Leopoldina Railway, que fica no centro de Nova Friburgo, e é atualmente ocupada pelo Poder executivo Municipal.
cremareira_acervo_castro O terceiro trilho em questão é conhecido como cremalheira, mecanismo dentado que permite maior adesão do trem aos trilhos, principalmente nas subidas dos terrenos mais íngremes.
 
Clique abaixo e veja mais fotos de Nova Friburgo:  http://www.panoramio.com/user/1022882?show=best     

Para contato:  osmarcastro@hotmail.com

No Dia das Crianças, reverência ao seu criador e a quem faz por Nova Friburgo

Henrique Amorim   -  Jornal a Voz da Serra

dia_criança_fotos_castro                 Grupo Gama  homenageia  destaques  em  praça pública  com Troféu Galdino do Valle Filho.    

dia_criança_fotos_castro (62) No Dia das Crianças, festejado nessa sexta-feira, 12, não poderia ter faltado alegria e diversão. Afinal, os baixinhos gostam mesmo é de uma boa brincadeira. Mas também não poderia ter faltado o reconhecimento àquele que criou através de lei o Dia das Crianças: o deputado federal Galdino do Valle Filho, que por muitos anos morou em Nova Friburgo.

Dr Galdino do Valle_acervo_castro  Galdino atualmente dá nome ao troféu que reconhece o mérito de friburguenses, de nascimento ou coração, que muito fazem pelo desenvolvimento do município. A honraria é uma criação do multicultural Grupo de Arte, Movimento e Ação (Gama), que há nove anos faz festa todo dia 12 de outubro para celebrar a entrega dos troféus, entregues este ano à escritora Yedda Pereira Santos; ao ex-secretário de Serviços Públicos e vereador eleito Alexandre Cruz; ao defensor da memória ferroviária friburguense, Ordilei Alves da Costa; à boleira de mão cheia Luzia de Oliveira; ao secretário de Meio Ambiente Eduardo de Vries; ao professor de educação física e mestre em artes marciais Wagner Freire; ao aposentado e entusiasta por Nova Friburgo Jorge Plácido Ornellas de Souza; ao empresário Roberto Freitas, da Remetal, e ao ambientalista Fernando Cavalcante.  

dia_criança_fotos_castro Escritora Yedda Pereira Santos sendo homenageada  pelo Gama

Desta vez o Gama inovou e promoveu a cerimônia ao ar livre, no Largo Messias de Moraes Teixeira, no Suspiro, junto ao Memorial 12 de Janeiro, criado pelo Gama em homenagem às vítimas da tragédia de 2011 e em reconhecimento à força e ao idealismo da população local.

dia_criança_fotos_castro  Os palhaços Abelhito e Sucata, fizeram as horas da festa na Praça Messias de Moraes Teixeira.

Em vez de solenidade formal, esquetes circenses e animação teatral com os artistas Dalmo Latini, Léo Abelha e Jefferson Robert Cunha, estes dois últimos caracterizados como os palhaços Abelhito e Sucata, que fizeram homenageados, convidados e também quem passava por ali viver momentos de alegria e descontração. Tudo bem ao jeito Gama de ser. Sem roteiro, sem formalismo, mas com compromisso e muita sensibilidade.

dia_criança_fotos_castro (10) Coube ainda a Teleco Ventura o momento musical da manhã de homenagens, que contou até com distribuição de bolo e pirulitos para a garotada. Afinal, o dia era mesmo só delas.    

dia_criança_fotos_castro (38) O fundador do Gama, Júlio Cezar Seabra Cavalcanti, o Jaburu, e o presidente Chico Figueiredo, valorizaram na oportunidade a importância dos homenageados que levaram para casa esse ano o troféu Galdino do Valle, em bronze e com o símbolo estilizado de uma criança, marca também da Praça da Criança, que integra o circuito turístico cultural Gama no Parque Santa Eliza. Ambas as criações, assim como os demais monumentos do circuito e o memorial no Suspiro são do diretor de artes visuais do Gama, João Baptista Felga de Moraes.

dia_criança_fotos_castro  Os homenageados deste ano também foram agraciados com o diploma de “Pleno Cidadão destas terras de Dom João VI” e ainda um nariz de palhaço, a graça do dia da criança, um dia especial onde todo mundo deixa aflorar um pouco a criança que tem dentro de si, nem que seja acompanhando filhos, netos, sobrinhos, primos nas muitas brincadeiras oferecidas ao longo do dia, feriado nacional da padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida.

dia_criança_fotos_castroAmigos de Nova Friburgo e homenageados pelo Gama na Praça Messias de Moraes Teixeira

dia_criança_fotos_castro  Famosa com seus quitutes, dona Luzia de Oliveira foi uma das agraciadas na festa do Gama.

Clique abaixo e veja mais fotos de Nova Friburgo:  http://www.panoramio.com/user/1022882?show=best

Para contato:  osmarcastro@hotmail.com

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Gama realiza festa em praça pública no Dia Nacional da Criança

quarta-feira, 10 de outubro de 2012 0

monumento_criança_foto_castro Uma variada programação elaborada pelo Grupo de Arte, Movimento e Ação (Gama) vai tornar o Dia Nacional da Criança (criado pelo deputado federal Galdino do Valle Filho), na sexta-feira, 12 de outubro, ainda mais animado com a realização de evento especial no Largo Professor Messias de Moraes (no Suspiro, Centro), onde fica o Memorial 12 de Janeiro.

Das 10 da manhã às 13 horas, entre homenagens, atividades artísticas e culturais, distribuição de lanches (pizza, bolo, refrigerantes, entre outras guloseimas, ofertadas pelas empresas Papillon e Doces Sader, e bolos de dona Luzia), crianças e adultos, viverão momentos de puro congraçamento e prazer. Segundo o vice-presidente e fundador do Gama, Júlio Cesar Seabra Cavalcante, o Jaburu, a festa deste ano será realizada ao ar livre, ao contrário de anos anteriores, justamente para aproveitar o bonito espaço inaugurado em fevereiro deste ano.

“Com a instalação do Memorial naquele espaço bonito e agradável, o ambiente ficou mais atraente e as pessoas sentam ali nos bancos para relaxar, refletir, se encontrarem. A mensagem deixada no monumento prega o otimismo para aqueles que sobreviveram à tragédia de 2011, além de prestar homenagem à memória dos que se foram. Acho que a alegria contagiante de crianças, sua espontaneidade e pureza é uma bela homenagem à brava população friburguense. É a vida pulsando naqueles pequeninos seres, barulhentos e despreocupados, herdeiros da história de seus antecessores. Portanto, é vida que segue, com festa, alegria e paz”, disse Jaburu.

Como nos nove anos anteriores, desde que foi criado em 2004, o Gama fará a entrega do Troféu Galdino do Valle Filho e do Título de Pleno Cidadão aos moradores que se destacam na comunidade por seus trabalhos realizados em vários setores. Em 2012, foram escolhidos: Fernando Cavalcante, Eduardo de Vries, Ordilei Alves, Jorge Plácido Ornellas de Souza, Luzia de Oliveira, Yedda Pereira dos Santos, Alexandre Cruz e Wagner Freire.

monumento_dia da cirança_castroMonumento ao Dia da Criança, criado por Felga Moraes, no Parque Santa Elisa.

Diversão, arte e guloseimas

O mestre de cerimônia será o jornalista Paulo Carvalho. Para divertir os convidados, não faltará a arte circense: os palhaços Dalmo Latini, Léo Abelha, Jefinho, entre outros, farão diversas brincadeiras. Três números musicais serão apresentados por Teleco Ventura, com temas sobre Nova Friburgo: “Minha Cidade”, de sua autoria: “Friburgo, burgo do frio” e “Samba do Paraíso Capitalista”, ambas de Carlito Marchon. 

galdino do valle filho_acervo_castro Galdino do Valle Filho friburguense de Trajano de Moraes, criador do Dia Nacional da Criança  –  12 de outubro.

O ator Irapuan Guimarães vai ler o poema “Meus oito anos”, de Casimiro de Abreu. Durante o evento serão distribuídas ainda para a garotada e adultos cerca de 50 camisetas com impressões alusivas à data. A festa contará ainda com a presença dos membros da nova diretoria do Gama, para uma posse simbólica. São eles: Chico Figueiredo (presidente); Jurandir Santos da Silva (vice-presidente áudio-visual); Fernando Sombra (vp contabilidade); Julio Cesar Seabra Cavalcante (vp administrativo); Geraldo Rangel Ventura (vp música); Felga de Moraes (vp artes visuais); José Tadeu Costa (vp setor afrodescendente); Paulo Carvalho (vp teatro); e Irapuan Guimarães (vp literatura).

E mais: Léo Abelha vai aproveitar a ocasião para lançar seu mais recente DVD, e Gilberto Sader vai comandar a distribuição de brindes, como narizinhos de palhaços e outros itens. O som estará a cargo da empresa Lokasom.

Texto:  Jornal  “A Voz da Serra”  -  10/10/2012

 monumento_dia_crainça_foto_castro

Clique abaixo e veja mais fotos de Nova Friburgo:  http://www.panoramio.com/user/1022882?show=best

Para contato:  osmarcastro@hotmail.com

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Vista da Rua General Argolo atual Avenida Alberto Braune

segunda-feira, 8 de outubro de 2012 0
rua_general_argolo_1890_acervo_castro Final do século XIX -Vista panorâmica da rua General  Argolo, hoje Avenida Alberto Braune. Ao centro, o prédio da antiga Estação da Estrada de Ferro Cantagalo , inaugurada em 1873, com a presença de  S.M. o Imperador D. Pedro II. Em 1935, por estar obsoleta a referida estação, então já pertencente "The Leopoldina Railway Company", foi a mesma demolida, e no local, construído o novo prédio que hoje,  depois de sofrer inúmeras modificações e acréscimos, é ocupado pelo Executivo Municipal de Nova Friburgo e denominado "Palácio Barão de Nova Friburgo".  No centro e à direita, o Cemitério de São João Batista.
rua_general_argolo_acervo_castro
No final do século XIX assim era a bucólica Nova Friburgo, com poucas casas com um único  pavimento.   De qualquer ponto da cidade, podíamos avistar as montanhas  que são características marcantes de Nova Friburgo.  Bastava abrir as janelas e lá estavam elas  margeando a cidade. 
Observe que  o Grupo Escolar  Ribeiro de Almeida ( atual IENF – Instituto de Educação de Nova Friburgo, inaugurado em 1933) ainda não havia sido construído, e que o prédio mais alto era o da Igreja Matriz dedicada a São João Batista, padroeiro de Dom João VI.
Clique abaixo e veja mais fotos de Nova Friburgo:  http://www.panoramio.com/user/1022882?show=best
Para contato:  osmarcastro@hotmail.com

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Colégio Nova Friburgo da Fundação Getúlio Vargas, um verdadeiro patrimônio histórico.

sexta-feira, 5 de outubro de 2012 0

   O prédio, inicialmente foi construído para servir de cassino, o que não aconteceu, pois o jogo foi proibido no Brasil.  Atualmente, suas dependências  foram  cedidas ao polo regional da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) – Campus Nova Friburgo

Fundação_getulio_vargas_foto_castro  Prédio da Fundação Getúlio Vargas,no "Parque da Cascata". O Colégio Nova Friburgo da Fundação Getúlio Vargas (CNF/FGV), foi entendido como uma escola experimental criada no âmbito da iniciativa privada brasileira entre os anos de 1950 a  1977.  Os ex-alunos, professores e funcionários possuíam uma incrível admiração pelos ideais nacionalistas brasileiros veiculados pelas atividades pedagógicas do Colégio.

canhão_fundação_getulio_vargas_foto_castro Lateral do prédio da Fundação Getúlio Vargas que fica no “Parque da Cascata”

O Colégio Nova Friburgo, da Fundação Getúlio Vargas (CNF-FGV) - que marcou época no município entre os anos de  1950 e 1977, no imponente complexo amarelo do Parque da Cascata, na Vila Nova, está presente na vida e na memória de todos que aqui estiveram:  alunos, professores e amigos…

campo_futebol_fundação_FGV Campo de futebol dos alunos e amigos do Colégio Nova Friburgo. Local ideal para estar em contato direto com a natureza e fazer bons amigos.

fundação_lno_parque_da_cascata Salas de aula onde estudaram centenas de alunos vindos de todo o Brasil e do exterior.  O Colégio Nova Friburgo da Fundação Getúlio Vargas  funcionou de 1962 ate 1977, deixando muitas saudades aos ex-alunos e professores que por aqui passaram.

mirante_da_Fundação_getúlio_Vargas Do mirante da Fundação podemos descortinar uma Nova Friburgo, cercada por suas montanhas, que são sua marca registrada. Em destaque , no centro, o imponente prédio do Colégio Anchieta fundado em 1886 por padres Jesuítas.

Clique abaixo e veja mais fotos de Nova Friburgo:  http://www.panoramio.com/user/1022882?show=best

Para contato:  osmarcastro@hotmail.com

Blog Widget by LinkWithin
 
◄ADM: Léo Silveira - Design by Pocket
BlogBlogs.Com.Br