quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Momentos do trem em Nova Friburgo

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

 O trem que foi a grande alavanca para o progresso  e desenvolvimento de Nova Friburgo e toda  região na Avenida Alberto Braune.

trem na antiga estaçãoDécada de 50 do século XX – Chegada do trem de passageiros e cargas vindo de Cantagallo, na estação  de Nova Friburgo. Atualmente o prédio em questão  é ocupado pelo Poder Executivo Municipal na Avenida Alberto Braune, 225.

estção_trem_acervo_castro Acima, a Estação da Estrada de Ferro de Cantagallo, inaugurada em 1873, com a presença de S. M. o Imperador  D. Pedro II. Observe-se o  cuidado havido em  construir-se o prédio  em  consonância com as tradições suíças  da  vila.  À frente,  podem ser vistos os trilhos do "bondinho" (linha  de  ferro urbana) que, tracionado por uma parelha/junta  de  muares, ligava  vários imóveis pertencentes aos nobres "Nova Friburgo e São Clemente", como a Fazenda  do  Cônego, o "Chalet" do Parque  São Clemente, a Estação  da  Estrada  de  Ferro  e  a Casa  Grande  do Barão.  Este  último  imóvel, construído  na  década  de  40  do  século XIX, ocupava  todo  o  quarteirão, inclusive  o  agora  campo  de  futebol  do  Nova  Friburgo  Futebol  Clube, limitando-se,  nos  fundos, com o Rio Bengallas.  m 1935, por  estar  obsoleta  a  referida  estação, então já pertencente  "The  Leopoldina Railway Company", foi a mesma  demolida e, no seu lugar, construído o prédio  atualmente ocupado  pela Prefeitura Municipal e denominado "Palácio Barão de Nova Friburgo". 

trem_prefitura_estaçãoSaída do trem em direção a Cachoeiras de Macacu e depois Porto das Caixas até chegar  a Niterói

imageLocomotiva da E.F. Leopoldina que, no passado, serviu  a Nova Friburgo e restante do interior do Estado. Com a extinção do ramal, por ser obsoleto e anti-econômico, foi presenteada à cidade em 1966, e colocada como monumento, pela Rede-Ferroviária Federal, na Praça Presidente Getúlio Vargas. Na década de 70, por ordem da Prefeitura, foi destruída a maçarico e transformada num monte de sucata. No local foi construído um coreto, sem qualquer finalidade, por não comportar nenhuma das bandas de música da cidade.

trem_monneratDécada de 1950 -  O trem na estação de passageiros e cargas de  Monnerat.  Note-se no segundo trilho, utilizado para manobrar a locomotiva e mudar a direção do trem caso fosse necessário.

trem avenida alberto braune 1970   Na década de 1960, com o auge da transformação tecnológica, assim era Nova Friburgo  com  muitos carros circulando junto ao trem na Avenida Alberto Braune.  Repare no terceiro prédio, à sua direita, onde funcionava o tradicional Cinema Eldorado, ponto de encontro da sociedade friburguense,  que foi demolido para construção de um prédio “moderno” que hoje abriga uma agência Bancária.          

Um pouco da história da ferrovia (Ronnie Peterson Silva de Andrade).

A história do segundo prédio da estação começa no mês de março de 1931, quando o então secretário de Obras do Estado, Dr. Pio Borges, autoriza a concorrência pública para a reforma do prédio anterior. Nesse sentido a empresa B. Dutra e Cia Ltda. , após vários estudos, propõe ao invés de reformar, um projeto de construção de um prédio inteiramente novo por um preço um pouco mais elevado do que a obra anterior. Aceita e aprovada a idéia é autorizada a execução. As obras se iniciaram em 14/6/1932, e foram inauguradas no dia 2/6/1935. A estação de passageiros da Leopoldina Railway é "um edifício em estilo colonial com 60 metros de fachada longitudinalmente por 10 metros de fundos, sendo a sua entrada um pórtico de três arcos para este lado". A suspensão do tráfego, autorizada pelo Decreto nº. 53.896 de 27/4/1964, efetivou-se no dia 15/7/1964, quando o trem passou pela última vez: os trilhos foram retirados nesta data. Como preito de gratidão o Prefeito Dr. Heródoto Bento de Mello colocou no dia 11/12/1965 a locomotiva de nº. 116 na praça Getúlio Vargas tornando-se um grande atrativo para a população local e os turistas. Contudo, ela foi desmontada a maçarico pelo então Prefeito da época, havendo por toda a população uma grande comoção com o acontecimento. No dia 17/4/1968 foi adquirida pela Prefeitura Municipal o edifício da antiga estação de passageiros para que ali fosse instalada a sede do Executivo, passando por algumas reformas. O edifício da antiga estação ferroviária recebeu no nome de Palácio Barão de Nova Friburgo, numa homenagem ao construtor da estrada de Ferro, foi tombado no dia 7/1/1988 como patrimônio do Estado do Rio de Janeiro pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (INEPAC).                                                                                      Trem 1950_castronet Década de 50 do século XX. O trem cruzando a Avenida Aberto Braune em direção ao Município vizinho de Cantagalo, passando ainda pelas estações de Conselheiro Paulino, Banquete, Bom Jardim, Monnerat, Cordeiro, e finalmente chegando a Cantagallo.

Clique abaixo e veja mais fotos de Nova Friburgo: http://www.panoramio.com/user/1022882?show=best

Para contato:  osmarcastro@hotmail.com

0 comentários:

Postar um comentário

- Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
- Não se preocupem em enviar trackbacks, os backlinks são automáticos.
- Sua participação é fundamental para o aprimoramento do nosso trabalho em prol da cidade de Nova Friburgo.

Obrigado e volte sempre que desejar ver mais informação sobre a "Princesinha da Serra" nossa Nova Friburgo!

Blog Widget by LinkWithin
 
◄ADM: Léo Silveira - Design by Pocket
BlogBlogs.Com.Br